....

....

quarta-feira, 9 de março de 2011

“Os Verdes” preocupados com as refeições escolares em Fazendas de Almeirim

O núcleo de Almeirim do Partido Ecologista “Os Verdes, tendo tomado conhecimento do descontentamento geral que as refeições escolares fornecidas no Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim estão a gerar entre os encarregados de educação, devido à rejeição das mesmas pelos seus filhos, lamenta a existência desta situação e vai, através da sua representação nos órgãos municipais, questionar os responsáveis da Autarquia sobre o problema.

Os Verdes sublinham ainda o facto que este descontentamento só acontece desde que as refeições escolares deste Agrupamento passaram a estar “entregues” a uma empresa privada, situação que teve início em Setembro de 2010.

As razões deste descontentamento não surpreendem Os Verdes e vão ao encontro do que sempre alertamos. O núcleo de ecologistas de Almeirim relembra que, através da ex-vereadora da CDU e agora deputada municipal, a dirigente nacional do PEV, Manuela Cunha, sempre contestou a entrega das refeições das escolas do Concelho a empresas privadas pois sempre consideraram, a partir do conhecimento que tinham da realidade nacional, que a entrega das refeições a privados não iria contribuir para melhorar nada, nem a qualidade alimentar, nem o serviço prestado no geral, nem reduzir os custos para a autarquia, uma vez que os transportes, os funcionários, o gás e a água eram suportados pelo Município.

No caso concreto de Fazendas de Almeirim, Os Verdes querem ainda ser esclarecidos sobre o tipo de contratação feita com a empresa, pois não têm conhecimento que tenha ocorrido nenhum concurso público ou adjudicação oficial da mesma.

Os Verdescontinuam convictos que as refeições escolares deveriam continuar a ser confeccionadas pelas escolas em conjunto com a autarquia e que esta é a melhor forma de salvaguardar a qualidade, a variedade dos alimentos, e de manter alguma cultura gastronómica e garantir a segurança alimentar. Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para assegurar às crianças e jovens um bom desenvolvimento e bem-estar. Por essa razão, Os Verdes consideram crucial, sobretudo neste período de crise, a adesão das crianças e jovens à refeição que lhes é fornecida na escola, tanto mais que ela é, por vezes, a única refeição equilibrada que usufruem no dia, uma situação não rara na Freguesia de Fazendas de Almeirim.
Gabinete de Imprensa de "Os Verdes"
07 de Março de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário