....

....

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MAI fugiu às questões colocadas por “Os Verdes” relativamente ao programa de redistribuição de efetivos e meios da GNR no Concelho de Santarém




Assumindo que o Comando Geral da GNR autorizou o agrupamento do Posto Territorial de Pernes no Posto Territorial de Santarém, conduzindo ao regime de atendimento reduzido na Vila de Pernes, com prejuízo para as populações servidas por aquele equipamento de segurança pública (Pernes, Arneiro das Milhariças, Vaqueiros, Casével, Achete, Tremês e a S. Vicente do Paul), o Ministro da Administração Interna garante que não existe qualquer intenção de encerrar o Posto Territorial de Pernes.

Porém, na prática, é quase como se o tivesse feito uma vez que com a distribuição dos militares pelas várias sedes de Freguesias do Concelho, aquele Posto não se mantém de facto em pleno funcionamento, nem estará sempre garantido o atendimento em 30 minutos a todas as ocorrências.

Foi ainda com surpresa que ficámos a saber que “não foi celebrado qualquer protocolo” entre a GNR e as Juntas de Freguesia, sendo que, nas palavras do Ministério da Administração Interna, “a cedência de recursos para uso da Guarda é sempre objeto de protocolo”.

Ficamos assim sem saber se houve ou não cedência de instalações, mobiliário, computador, internet e da “scooter” para deslocação dos agentes da GNR pelas Juntas de Freguesia… Quanto às demais questões levantadas pel’ “Os Verdes”, como por exemplo saber se:

- Uma scooter é uma viatura adequada às deslocações de militares em zonas rurais (cruzadas por estradas alcatroadas em deficientes condições e caminhos agrícolas de terra batida);
- Este projeto permite duplicar o número de militares no terreno? Está previsto algum reforço de efetivos com a mudança de paradigma?
- Quanto é que se prevê poupar no orçamento da GNR com este projeto? A quem competirá custear o combustível da scooter?

Ficaram sem qualquer resposta…

O Partido Ecologista "Os Verdes"
Lisboa, 18 de Outubro de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário