....

....

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Afinal ainda não há nenhum Plano Estratégico de Transportes! “OS VERDES” obrigam Ministro a voltar ao Parlamento

A Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas aprovou a proposta de “Os Verdes”, apresentada pela Deputada Heloísa Apolónia, no sentido de obrigar o Ministro das Obras Públicas a voltar à Comissão para discutir o conteúdo do Plano Estratégico de Transportes, após o seu prévio envio aos Deputados. Afinal, hoje, e contrariamente à informação que chegou, por via governamental, à comunicação social, não havia Plano Estratégico de Transportes para apresentar pois o mesmo ainda não existe nem foi aprovado pelo Governo.

“Os Verdes” consideram que esta vinda hoje do Ministro ao Parlamento, antes de ter substância para apresentar, configura um verdadeiro logro e falta de respeito pela Assembleia da República e uma utilização da Comissão para a realização de uma conferência de imprensa.

As generalidades enunciadas pelo Ministro Álvaro Santos Pereira na sua intervenção, são, na opinião de “Os Verdes”, deveras preocupantes, e demonstram uma ausência de qualquer estratégia para o sector dos transportes, que não seja aplicar as exigências da “Tróica”.

Por outro lado, e face às informações veiculadas pela comunicação social, e caso estas se venham a confirmar aquando da apresentação do documento, “Os Verdes” não querem deixar de marcar, desde já, as suas preocupações e discordâncias, nomeadamente com o encerramento de cerca de 20% da rede ferroviária nacional, com os despedimentos previstos e o aumento de tarifas previsíveis, com as privatizações, etc…. Esta “estratégia” pode vir a ser vantajosa e atractiva para o sector privado interessado nos transportes mas não o será, por certo, para os utilizadores dos mesmos, pois ela prejudicará a mobilidade dos cidadãos, o desenvolvimento sustentável do país e agravará ainda mais as assimetrias regionais e as injustiças sociais, num momento tão difícil para a generalidade dos portugueses.

Depois da vontade declarada do Ministro de levar a cabo o encerramento definitivo das linhas do Corgo, Tâmega, Tua e Figueira da Foz, por cálculos economicistas duvidosos, a Deputada ecologista convidou o Ministro a fazer com “Os Verdes” a viagem no autocarro alternativo à Linha do Corgo, para que este, que não tem vivido em Portugal, conheça o país e veja os perigos nos quais quer colocar a população.

Lisboa, 7 de Outubro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário