....

....

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

“Os Verdes” querem respostas sobre obras no Mouchão Parque/Cascata do Alviela

O Grupo Municipal da CDU, através do seu eleito de “Os Verdes”, Francisco Madeira Lopes, entregou, no passado dia 5 de Agosto, na Assembleia Municipal de Santarém (AMS), uma pergunta em que pede esclarecimentos sobre as obras de intervenção, pela Agência Portuguesa do Ambiente, no Mouchão Parque/Cascatas do Alviela, em Pernes

As obras acima referidas, com início previsto para meados do mês de Julho, conforme assumido na última sessão da Assembleia Municipal de Santarém, ainda não começaram. Está, ainda, suspenso, o Processo de Requalificação da Bacia do Alviela, protocolado em 2009 entre INAG, ARH-Tejo, Município de Alcanena e AUSTRA, o que compromete a recuperação deste importante curso de água, o Alviela. Foi com objetivo de obter os devidos esclarecimentos sobre estas matérias que o Grupo Municipal da CDU entregou, na AMS, a seguinte pergunta:

"Exmo. Sr. Presidente,

            Na última sessão da Assembleia Municipal de Santarém (Junho), o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Gonçalves, em resposta verbal à bancada da CDU, informou ter ocorrido, durante esse mês, uma reunião com a Agência Portuguesa do Ambiente, durante a qual foi assumido e garantido, pela mesma entidade, o início das obras de intervenção no Mouchão Parque / Cascatas do Alviela em Pernes em meados do mês de Julho (recorde-se que esta obra chegou a ter prazo de conclusão previsto para Novembro de 2010). E, contudo, até esta data a obra ainda não se iniciou… O Sr. Presidente da Câmara informou, de resto, que não descansaria enquanto não tivesse em seu poder documento escrito formalizado aquele compromisso verbal.
            Entretanto, a propósito da recente morte de peixes no Alviela, denunciada pelo Presidente de Junta de Vaqueiros, o Grupo Parlamentar dos Verdes entregou uma pergunta na Assembleia da República, dirigida ao Ministério do Ambiente, exigindo explicações acerca do Processo de Requalificação da Bacia do Alviela, protocolado em 2009 entre INAG, ARH-Tejo, Município de Alcanena e AUSTRA, e, aparentemente há dois anos suspenso, comprometendo o futuro da recuperação deste importante e sacrificado curso de água do nosso Concelho.
Assim, solicito a Vª Exª Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Santarém, ao abrigo do artº 53º, nº1, als. c) e f) da Lei 169/99 de 18-09 (na redacção da Lei 5-A/2002 de 11-01 e artº 8º, als. e) e g) do Regimento da Assembleia Municipal de Santarém, que remeta à à Câmara Municipal de Santarém a seguinte Pergunta / Pedido de Informação no sentido de me prestar os seguintes esclarecimentos:
1.       Chegou a Câmara Municipal de Santarém a receber, da parte da APA, a confirmação escrita do supra referido compromisso de reinício de obras de reposição do paredão da cascata do Alviela no Mouchão Parque em Pernes?
2.       Que tentativas fez a CMS (e quando foi a última) no sentido de obter essa confirmação por escrito?
3.       Que respostas ou justificação obteve por parte da APA para o não início da obra no prazo previsto? Para quando o início da dita obra?
4.       Que informações tem a CMS acerca da suspensão do processo de requalificação da bacia do Alviela supra referido? De quando data a última informação ou Relatório de Progresso prestado ao Município de Santarém? Que diligências foram tomadas pelo Município para averiguar a razão de ser da dita suspensão? Que justificações são dadas pela APA?

Pelo eleito dos Verdes na bancada da CDU,

Francisco Madeira Lopes"


O Partido Ecologista “Os Verdes”, 
 Lisboa, 6 de Agosto de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário