O Partido Ecologista “Os Verdes” e o seu Grupo Parlamentar assinalam o Dia Mundial da Criança, dia 1 de Junho, com uma visita ao infantário da CP no Entroncamento, infantário este que a CP pretende encerrar.
Esta visita, que incluirá a presença do Deputado José Luís Ferreira e de uma delegação da direção nacional do PEV visa mostrar a solidariedade de “Os Verdes” aos pais das crianças do infantário, que se opõem a este encerramento, assim como aos funcionários do mesmo que se encontram em risco de ir para o desemprego.
Para “Os Verdes”, este encerramento, tal como o de outros infantários dirigidos pela mesma empresa, é uma medida absurda e incompreensível. Não será, por certo, o encerramento dos infantários que levará ao reequilíbrio financeiro da empresa. Esta é uma medida primária que só visa atacar os direitos sociais dos trabalhadores e é tanto mais grave por vir na sequência de um conjunto de outras medidas que vulnerabilizaram as condições de trabalho nesta empresa pública e as condições de vida dos seus trabalhadores e respetivas famílias. Mas ela é ainda mais gravosa por afetar diretamente a vida das crianças e esbanjar espaços com todas as condições para as acolher e contribuir para o seu crescimento harmonioso.
Num momento em que a taxa de pobreza infantil em Portugal não para de crescer, por via do empobrecimento das famílias, e atinge um dos valores mais elevados no quadro dos países da OCDE, as infraestruturas sociais de apoio às crianças ocupam um lugar ainda mais relevante pois são, muitas vezes, o lugar que vai impedir a exclusão destas crianças e o mergulho em níveis de pobreza insustentáveis, que se refletiram durante toda a sua vida.
Por tudo isto, “Os Verdes” consideram que, em vez de encerrar estes infantários, a CP deve é pensar na forma de se tornarem ainda mais úteis, não só para os filhos dos trabalhadores da empresa como também para a comunidade no qual está incluído.
O Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”
Lisboa, 31 de Maio de 2012
Sem comentários:
Enviar um comentário